Como se Preparar para 2025

Updated: Feb 15, 2019



Flavio Liberal, diretor da WorldEd e futurista especialista em futuro do trabalho e educação, publicou recentemente um texto para a renomada PFSA — uma associação de apoio para assistentes pessoais, assistentes executivos e pessoal administrativo baseada na África do Sul. Nesta publicação, de subtítulo “Se Preparando para o Ano 2025”, eles buscavam conhecer a situação atual do mundo administrativo, e explorar o que está por vir. Nas palavras de suas editoras:

“Não é preciso saber ciência espacial pra perceber que o mundo do trabalho já se transformou significativamente — e está se encaminhando para outras infinitas mudanças, algumas das quais nós podemos imaginar e já sentir, e outras que ainda são desconhecidas e inimagináveis.” — Ana-Maria Valente & Ornella Trinco.

Então, como podemos nos preparar para o ano 2025? Parece tão longe, mas está apenas a sete anos de nós, mais perto do que 2010! Estamos vivendo em tempos exponenciais, em que as mudanças chegam cada vez mais rápido em cada vez menos tempo.

O segredo para receber estas mudanças, Flavio reforça em seu artigo, é uma palavra só de muitas facetas: adaptabilidade. Esta é a primeira habilidade que você deve aperfeiçoar!

Tecnologias cada vez mais avançadas estão acelerando todos os processos mecânicos. Tarefas automáticas e rígidas mais e mais estão sendo delegadas a máquinas, e aos funcionários humanos ficam as tarefas que exigem criatividade, trabalho em grupo, iniciativa, comunicação. E mais ainda, ficam as tarefas que exigem conhecimento da tecnologia utilizada.

“O futuro de qualquer profissão depende de como seus praticantes serão capazes de aceitar e se adaptar a novas tecnologias que vão chegando.” — Flavio Liberal.

Em suma: para receber o futuro com suas mudanças aceleradas, mais importante que tudo é termos a capacidade de nos adaptar a novas situações, novas tecnologias, novas dinâmicas. Futuristas como Flavio procuram sempre não apenas antecipar os cenários futuros, mas, mais importante ainda, construir um futuro desejável.

Para manter-se adaptável, é crucial estar sempre aprendendo. Familiarizar-se com as tecnologias vindouras; estar pronto a se reinventar e absorver novos conhecimentos conforme estes são produzidos. Informação é uma ferramenta essencial para a adaptação, e mais e mais a informação se torna globalizada, internacional, acessível em qualquer lugar do planeta. Através da educação, podemos incentivar aquelas habilidades essencialmente humanas que nunca vão estar sem demanda:

  • Pensamento crítico

  • Comunicação

  • Empatia

  • Adaptabilidade a novas tecnologias

  • Gerenciamento de si mesmo, de times, e de projetos

A proposta da WorldEd International School também é inspirada pela crença que educação acessível é crucial para a adaptabilidade. Com sua abordagem digital, ela traz a educação Americana às suas escolas parceiras Brasileiras, derrubando barreiras e proporcionando aos seus alunos mais adaptabilidade. Barreiras linguísticas também são superadas com a fluência do Inglês, a língua global.

Mais conhecimento, mais oportunidades, e a educação necessária para encarar os desafios inesperados de 2025.



24 views
<- Language Selection
Support
Accreditation
Membership
Standards