Estamos vivendo a Educação 4.0 - Século da Informação e Tecnologia


Já não estamos mais falando de conteúdo, simples projetos e preparar estudantes para as universidades. “A inovação é a chave”, segundo Saku Tuominen, Diretor de Criatividade e Fundador da SCOOL, empresa voltada a educação inovadora localizada na Finlândia. “Em um mundo em transformação, pensamos que em 2030, por exemplo, os alunos precisarão estar capacitados tanto em termos de novas tecnologias e da ênfase na criatividade, com também no desenvolvimento de habilidades emocionais, autoconhecimento e pensamento crítico” Saku Tuominen (bbc.com)

"O que você criou? Resolveu? Compartilhou?"

O momento histórico em que vivemos é o da 4º revolução industrial, a revolução digital! Imperceptível aos olhos dos nossos alunos que nasceram neste contexto histórico, a 4º revolução propõe muito mais do que o simples saber, que até então era o requisito obrigatório dos profissionais de sucesso. O desafio vai além do diploma, o diferencial está no portfólio. O que você criou? Resolveu? Compartilhou? A informação tornou-se a maior riqueza, e o melhor de tudo, está disponível a todos que tenham acesso à internet. E neste novo modelo socioeconômico o que se espera dos educadores é um posicionamento mais empreendedor, catalisador e inovador! É utilizar o conteúdo acadêmico como ferramenta para soluções efetivas de problemas reais e não somente como conteúdo da prova! É utilizar a tecnologia não para passar slides de PowerPoint e Prezi ou entrar em sites de jogos, mas sim para catalisar e escalar as soluções apresentadas pelos seus alunos! É deixar de estudar o clima e vegetação como conteúdo estático, e passar a pensar na solução para a seca do Nordeste, e aí sim, entender sobre o clima e vegetação, para finalmente então pensar numa tecnologia que promova a solução, IOT (Internet das Coisas)!

Enfim, a Educação 4.0 se baseia no novo modelo econômico do século XXI e viabiliza aos alunos não serem preparados para resolver os problemas somente no futuro quando se graduarem; as possibilidades de criar, resolver e inovar são imensas e precisam acontecer aqui e agora independentemente do nível social ou do ano escolar!

21st Century Education


Juliana Frigerio - WorldEd Academic Director

juliana@worldedschool.com

#educação40 #futuro #worlded

106 views
<- Language Selection
Support
Accreditation
Membership
Standards